A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) foi criada pelo governador Flávio Dino para coordenar e desenvolver a política de incentivo e assistência à produção agrícola familiar, uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no estado, um dos principais compromissos do governador com a população do Maranhão.
Funciona, inicialmente, no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e já nasce com grandes desafios, como ampliar a assistência técnica rural nos municípios, principalmente aqueles com baixo Índice de desenvolvimento humano.
Tem como titular Adelmo Soares, vereador licenciado de Caxias, convidado pelo governador Flávio Dino para comandar a pasta, que também agrega dois órgãos importantes na estratégia de fortalecimento da agricultura familiar no estado: o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
A Agerp tem como foco realizar pesquisas de melhoria da produção e executar ações de assistência técnica aos trabalhadores rurais. Já o Iterma trata de promover o acesso dos trabalhadores à terra, executando processos de regularização fundiária.